domingo, 9 de outubro de 2011

A volta dos vinis (11) - "Viver e morrer em Los Angeles" - trilha sonora


Wang Chu é o nome do duo formado pelos músicos Hues Jack e Feldman Nick; na ativa até hoje, após alguns períodos de tormenta, a dupla londrina teve seu auge comercial na metade dos anos 1980. A trilha sonora do filme "Viver e morrer em L.A" explica esse êxito.
O interesse em falar sobre o disco está na síntese da sonoridade oitentista apresentada pela dupla: não conheço nenhum álbum da época tão paradigmático quanto às propostas estéticas "pop" dos anos oitenta. Está tudo lá; o uso "indiscriminado" dos sintetizadores "cifrados" por Prince, bateria eletrônica à revelia, a batida seca e frenética da caixa e a incorruptível e errônea sensação de salto à modernidade. Pode soar datado mas não deixa de ser emblemático.
O lado A abre com "To Live And Die in L.A", sucesso radiofônico do disco, que ganhou o 41º lugar na Parada da Billboard. "Wake up, stop dreaming" é outro exemplo de pop bem sucedido da época, com um poderoso refrão impregnado de teclados "clean" - duas faixas menos inspiradas fecham esse lado. O segundo lado - melhor - é todo instrumental e consegue dar o tom "noir modernoso" que paira sobre o filme; uma espécie de thriller onde agentes secretos da CIA e o Departamento de polícia de Los Angeles competem entre si no quesito "corrupção" - Willen Defoe protagoniza a película.
Bela trilha para pegar o carro de manhã e curtir um sábado ensolarado de praia, com a certeza absoluta de estar em 1986; quais são as vantagens de estar em 1986? Bom, isso mereceria um outro post.

2 comentários:

  1. ¡Gracias Márcio!saludos a los dos!!!

    ResponderExcluir
  2. Curto muito dance hall days do Wang Chung, bem legal

    ResponderExcluir