sábado, 10 de setembro de 2011

Cinema - "Riscado" de Gustavo Pizzi


Um dos grandes filmes brasileiros do ano, "Riscado" é um exercício cinematográfico de raríssima beleza onde a sutileza da direção se sincroniza com perfeição à interpretação "orgânica" da protagonista - e também roteirista do filme - Karine Teles. Os prêmios no festival de Gramado de melhor roteiro, direção, atriz, trilha sonora e do Júri, apenas confirmam essa sensação. Ao sair da sessão de ontem à noite, no Espaço de Cinema - em plena sexta-feira com o baixo Botafogo lotado - tive vontade de percorrer as mesas de bar em bar e dizer a todos: "Vejam esse filme!Vejam esse filme!"; faltou coragem e seis doses de dreher. Nesse mesmo dia, li no jornal o embate entre as questões que determinam nossa "sorte"; Deus x Acaso. No filme, a protagonista é uma dedicada atriz de teatro que vive de bicos para chegar ao final do mês; todo esforço é aparentemente recompensado quando surge a oportunidade de estrelar uma produção francesa. As intempéries do cotidiano da moça são soberbamente interpretadas por todo o elenco dentro de um humor franco, honesto; ri-se do que infelizmente é verossímil. A direção de Gustavo Pizzi nos faz penetrar no universo da atriz sem estar insentos da realidade, porém mergulhados em suas abstrações. Gustavo também assina o roteiro. A trilha sonora está a altura do filme, a cargo de Lucas Vasconcellos, Letícia Novaes e Iky Castilho. Imperdível.

3 comentários:

  1. Grande dica, parceiro!!!!
    Assim que o filme entrar no circuito aqui em JF, irei assistí-lo. Esta semana assisti "Medianeras" no cinema, outro grande filme, só que argentino, super bem dirigido. É, os cinemas brazuca e portenho vivem a sua glória. Como o cinema alemão contemporâneo... Eu que já comandei um Cineclube dedicado ao cinema brasileiro, que eu amo, em JF, não posso deixar de vê-lo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Graaaaande filósofo!!"Medianeras" vou ver hoje!!Seus comentários são muito bem vindos sempre!!!participe mais do blog!!ele é meu, seu e ede todos!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, amigão!!!!
    Seu blog é demaaaaiss mesmo!! Tenho-o lido... Participarei sim, sempre!!
    Abraços.

    ResponderExcluir