sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A volta dos vinis(8) - "Manhattan" - trilha sonora original


Para não perder o bonde sobre o êxito comercial de "Meia-noite em Paris", a Warner lançou recentemente um cd duplo com as principais trilhas dos filmes de Woody Allen. No primeiro cd, constam as canções das últimas películas do diretor nova-iorquino- "Vicky Cristina Barcelona", "Match Point", "Scoop", entre outros; no segundo disco, um apanhado de "pérolas" do jazz e da canção popular norte-americana, de filmes mais antigos; entre elas, "Rhapsody in blue", de "Manhattan"(1979). Eis que encontrei o disco da trilha de uma das obras "máximas" do gênio do Brooklyn na "mítica" galeria de antiguidades da Siqueira Campos, em Copacabana. Não perguntei pelo preço. Quando vi "Manhattan" em formato vinil corri até o balcão e a terça-feira estava ganha. Não se pode falar de "Rhapsody in blue", sem citar outro judeu genial do Brooklyn, George Gershwin.
Escrita em 1924 a pedidos do regente Paul Whiteman, a obra é a mais popular da carreira de Gershwin; quem nunca se rendeu à intensidade dramática de sua linha melódica? Ou no abrupto corte do andamento, em meio ao solo executado no piano, momentos antes do clímax da peça?Épico.Moderno.E muito original.Aos puristas da segunda década do século XX era impensável encontrar a ponte entre o jazz e a música erudita. Gershwin não os convenceu. Fez melhor, tornou-se lenda.
O vinil traz a Orquestra Filarmônica de Nova Iorque regida pelo maestro indiano Zubin Mehta (diretor da casa até 1991); "Rhapsody in blue" ocupa o lado A do disco com duração de 17 minutos; tempo que por mim duraria a eternidade. "Someone to watch over me", "Embraceable you" e outros clássicos de Gershwin figuram no lado b, com a participação do pianista americano Gary Graffman em todas as faixas.
Monumental.

2 comentários:

  1. https://rs915l36.rapidshare.com/#!download|915l36|425615706|Manhattan-soundtrack-1979.rar|58100|R~7AA82E8A861BF0CDF4C0AD5BE10646FA|0|0

    :)

    ResponderExcluir
  2. valeu Johny,é legal que a pessoa leia o post e depois escute a música!!!genial!!abraço!!

    ResponderExcluir