terça-feira, 14 de junho de 2011

"A volta dos vinis"(6) - Beirut - "Lon Gisland"


Lançado em 2007 - logo após o début da banda com "Gulag Orkestar" - "Lon Gisland" é um EP com quatro únicas canções; quatro "pérolas" da orquestra de Zach Condon, líder e mentor do Beirut. Se Emir Kusturika filmasse no sul dos Estados Unidos, certamente essa seria a trilha sonora escolhida; "Elephant gun" abre o vinil com seu lamento melódico, apoiado pelas cornetas do cancioneiro popular mexicano; as outras faixas - "My family's Role in the world revolution", "Scenic world" e "Carousels" sintetizam o feliz encontro entre o "folk balcânico" e outras diversas referências musicais contemporâneas da banda. O uso de instrumentos como o ukulele - originário da Ilha da Madeira com apenas quatro cordas, lá, mi, dó e sol - aliadas aos de sopro como a tuba e a tuba menor, conferem às canções uma camada sonora única, densa e emotiva. Vale dizer que o EP só tem um lado, o outro fica à deriva em nossa imaginação, bem afeita à proposta deles. Imperdível.

4 comentários:

  1. Fernando disse

    Fiquei muito curioso com este trabalho desta banda, até porque som do leste europeu é sempre desconcertante.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Beirut é muito perigoso, pode-se largar tudo e ficar ouvindo somente esta banda por meses a fio.
    Estive lá no show deles no Oi Casa Grande, em noite memorável, e confesso que chorei. Pela jovialidade e espontaneidade da banda, foi muito emocionante.
    Você tem esse EP em mãos? Quero ver hoje esse tal lado invisível!
    The Flying Club Cup é outra pérola incontestável, assim como o trabalho de estreia.
    A banda andou meio sumida depois de March of the Zapotec mas parece que lançou um novo single... E, ciganamente, continua a fazer shows pelo mundo... Vida longa ao Beirut!

    ResponderExcluir
  4. Graaaaaaaande júnior!!mariana me trouxe dois vinis de N.Y, o primeiro é LP, o segundo é esse EP e é incrivelmente melódico, bem tocado, com todos esses instrumentos do leste europeu fazendo uma camada sonora linda...me apaixonei na primeira audição!!!vou comentar o LP depois, abraços!!!

    ResponderExcluir